Quer conhecer os pensamentos de uma pessoa?
Veja que tipo de emoção ela libera diariamente sobre o corpo, que saberemos o que ela pensa.
A Ciência Ayurveda
A saúde e o equilíbrio exigem que tomemos constantemente atitudes conscientes. Isso requer atenção e consciência permanentes no momento presente. Desta maneira, você estará se auto-curando a cada instante da sua vida.
Ayurveda é uma ciência profunda de bem viver, que engloba a totalidade da vida e integra a vida do ser humano com a vida do universo. Corpo, mente e espírito devem estar em constante interação e relacionamento com outras pessoas e com o ambiente.
É um método de cura indiano preventivo, milenar, que pertence às escrituras chamadas Vedas, as mais antigas do mundo. Ayurveda significa conhecimento da vida, ciência da longevidade e, em minha opinião, é arte de viver o dia-a-dia em harmonia com as leis da natureza.
Essa ciência entende a saúde não como mera ausência de doença, mas sim como um perfeito estado de harmonia entre corpo, mente e espírito.
Assim, toda doença e sofrimento são vistos como manifestações da dinâmica interna do corpo e da mente. Quando há uma ruptura com o fluxo do universo, o indivíduo começa a criar substâncias bioquímicas que vão gerar as doenças. Dessa forma, precisamos nos ajustar permanentemente em relação ao universo para mantermos o equilíbrio.
Alguns destes ajustes acontecem, espontaneamente, devido à grande sabedoria e inteligência existentes dentro de nosso corpo, que nos conduz a escolhas corretas. Além desse ajuste espontâneo, a saúde e o equilíbrio exigem que tomemos constantemente atitudes conscientes. Isso requer atenção e consciência permanentes no momento presente. Desta maneira, você estará se auto-curando a cada instante da sua vida.
Na natureza tudo funciona por intermédio de forças conscientes, que podem curar ou causar danos. A maior parte dessas forças nos é desconhecidas ou falta-nos capacidade de percebê-las.
O Ayurvêda fornece uma linguagem especial para a compreensão das forças fundamentais da natureza e nos mostra como trabalhar com elas em todos os níveis. A natureza consiste em três forças básicas, elas são chamadas de GUNAS em Sânscrito.
Elas constituem um nível mais profundo do que o dos humores biológicos e nos ajudam a entender nossa natureza mental e espiritual, e o modo como ela funciona.
Sattva
A Inteligência, partilha o equilíbrio.
É a qualidade da bondade, da virtude e da inteligência. Cria a harmonia, o equilíbrio e a estabilidade.
Rajas
A energia ,causa desequilibro.
É a qualidade da mudança, da atividade e agitação. Rajas sempre busca uma meta ou um fim que lhe dá poder. É a força da emoção que causa sofrimento e o conflito.
Tamas
A substancia, cria a inércia.É a qualidade da inércia, da escuridão e do embotamento.
Funciona com a força da gravidade que retarda as coisas e as prende em formas especificas e limitadas. Trata-se do princípio da materialidade ou inconsciência.